O possível novo formato do treino classificatório da F1

23/02/2016 22:42

Os dirigentes da Fórmula 1 se reuniram em Geneva para discutirem o novo formato do treino classificatório e sobre o regulamento técnico para o ano que vem.

280233

Mas só chegaram a um acordo com relação ao treino classificatório, mas mesmo assim não divulgaram oficialmente como será o novo regulamento que já será aplicado nesta temporada após aprovação do conselho Mundial da FIA.

De acordo com o site “Motorsport” o treino será dividido em Q1, Q2 e Q3.

Q1:

Terá 16 minutos de duração,

Após sete minutos o piloto mais lento será eliminado,

Depois a cada 1m30s o mais lento será eliminado até a bandeira quadriculada,

Sete pilotos serão eliminados e quinze avançam para o Q2.

 

Q2:

Terá 15 minutos de duração,

Após seis minutos o mais lento será eliminado,

Depois a cada 1m30s o mais lento é eliminado até a bandeira quadriculada,

Sete pilotos serão eliminados e oito avançam para o Q3. 

 

Q3:

Terá 14 minutos de duração,

Após cinco minutos o piloto mais lento será eliminado,

Depois a cada 1m30s o mais lento é eliminado, até que falte 1m30s do final com dois pilotos que disputaram a pole position.

 

Além desse formato, segundo o site "Motorsport", também foi discutido um modelo de “lastro de tempo”, que uma certa quantidade de tempo extra será adicionada a cada piloto de acordo com a posição no campeonato.

Mas na minha opinião esse regulamento deve passar por ajustes já que tem pistas que uma volta tem o tempo maior ou próximo a 1m30s, que dificultaria principalmente o final do treino quando restariam dois pilotos e não mudaria em nada esse tempinho final, além disso esse tempo extra até que é uma idéia boa mas também precisa de um ajuste para ficar claro e justo para que deixe a categoria mais disputada.

Por fim com relação ao acordo sobre a mudança no regulamento técnico, os dirigentes chegaram a um acordo por adiar a decisão para 30 de abril já que houve divergência quanto as modificações aerodinâmicas.

Foto: Sutton