Mudanças no Brasileiro de Turismo

29/02/2016 14:29

O Campeonato Brasileiro de Turismo terá mudanças na próxima temporada, que terá início no dia cinco de março, no Autódromo Internacional de Curitiba.

Exceto a última etapa do ano, todas as rodadas do torneio deste ano serão disputadas em duas baterias, em sistema semelhante ao da Stock Car.

camposvelopark 600x400

E assim como o principal campeonato do País, as duas provas das etapas do Brasileiro de Turismo terão durações distintas. A primeira corrida do final de semana, que sempre será disputada no sábado, terá o grid definido por tomada de tempo e 25 minutos, enquanto a prova de encerramento da etapa contará com 35 minutos e grid invertido entre os seis melhores da bateria inicial.

Já a etapa de encerramento do campeonato, marcada para o dia 11 de dezembro, no Autódromo José Carlos Pace, Interlagos, será disputada em sistema de corrida única, contará com 40 minutos de duração e pontuação dobrada em relação as outras etapas.

Além do regulamento, outras características do Brasileiro de Turismo terão características semelhantes ao campeonato da Stock Car. As corridas de domingo contarão com uma parada obrigatória nos boxes, onde apenas o reabastecimento será proibido. O botão de ultrapassagem também será uma novidade para a temporada.

“O Campeonato Brasileiro de Turismo é a principal categoria que prepara pilotos para a Stock Car. Temos um grid maduro, com grandes equipes - algumas também participantes da Stock -, e estas medidas visam não só aproximar as duas categorias com o push e o abastecimento, mas também preparar melhor os pilotos para que quando eles chegarem à Stock Car seu período de adaptação seja encurtado”, diz Gue Marques, diretor do torneio.

Foto: Vanderley Soares